De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Lisboa, estudantes de medicina afirmam que alterações do sono são constantemente observadas em doentes com esquizofrenia. A realização da pesquisa contou com 23 pessoas diagnosticadas com esquizofrenia.
Neste estudo verificou-se uma concordância entre os dados do sono referido pelos doentes e dos dados obtidos pela actigrafia. Segundo a análise dos dados observou-se uma correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de sono e a qualidade de vida.
Cerca de 48% das pessoas estudadas possuíam um padrão irregular do ciclo Sono-vigília.
Em 1950, Bleuler – que deu nome a doença – referiu claramente em seus trabalhos que, na esquizofrenia, o sono encontra-se perturbado.
A dificuldade em iniciar, manter ou alcançar um sono reparador encontra-se relacionada com a gravidade da psicopatologia e tem sido referenciada como um sintoma prodrômico da agudização da doença.
O que é transtorno do ciclo Sono-vigília?
Transtorno do ciclo Sono-vigília ou Vigília-sono é um distúrbio do ciclo circadiano, uma irregularidade do ritmo vigília-sono ou Síndrome do atraso das fases do sono. Refere-se a dificuldade em dormir e se manter acordado de acordo com as demandas do ambiente do indivíduo, resultando em problemas ora de insônia, ora de sonolência.
POSSÍVEIS TRATAMENTOS PARA DISTÚRBIOS DO SONO RELACIONADOS AO TRANSTORNO DO CICLO SONO-VIGÍLIA
- Terapia comportamental: pode tratar as causas emocionais e comportamentais, além de fazer a higiene do sono, onde o paciente é orientado a evitar cochilos, cafeína e outros estimulantes do SNC;
- Luminoterapia: é utilizada para adiantar ou retardar o sono, dependendo de como o ritmo circadiano está deslocado. Os pacientes são expostos a luz de alta intensidade; (até 10.000 lux); durante um período de 30-60 minutos, em um horário que depende-se de um avanço ou um atraso, conforme necessário;
- Medicamentos: Comprimidos de melatonina, tasimelteon ou modafinil, podem auxiliar a curto prazo na regulação do ciclo de sono;
- Cromoterapia: progressivamente adianta ou atrasa o tempo de sono por 1 ou 2 horas por dia;
- Óculos de sol: podem ser utilizados para bloquear a luz e ajudar no aumento da produção de melatonina.
Fonte: http://www.haiflex.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário