TRADUTOR

sábado, 30 de março de 2019

"A ÁGUIA COMERCIAL" - COMO CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS

"A ÁGUIA COMERCIAL" - DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR: COMO TER UMA ROTINA SAUDÁVEL

"A ÁGUIA COMERCIAL" - PLANO PARA A VIDA TODA

"A ÁGUIA COMERCIAL" - LÍDER É LÍDER

"A ÁGUIA COMERCIAL" - MENTALIDADE POBRE X RICA

quinta-feira, 28 de março de 2019

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - PULSEIRA POWER CHIP (VÍDEO)

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - TRAVESSEIRO

Através de duas terapias de larga utilização no mundo todo; (MAGNETOTERAPIA e INFRA VERMELHO LONGO); o TRAVESSEIRO HAIFLEX garante uma noite mais relaxante.
Acorde com energia e disposição depois de uma noite bem dormida!!!!!
Visite nossa página:
Visite nosso Site:

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - PALMILHA INFRAPOWER

Uma grande aliada para diminuição das dores, inchaço e cansaço nas pernas e pés; as PALMILHAS INFRAPOWER; garantem aos usuários Bem Estar necessário para o dia-a-dia.
Visite nossa página:
Visite nosso Site:

quarta-feira, 27 de março de 2019

HAIFLEX *SOLUÇOES EM BEM ESTAR* - PULSEIRAS POWER CHIP

HAIFLEX *SOLUÇOES EM BEM ESTAR* - PULSEIRAS POWER CHIP

HAIFLEX *SOLUÇOES EM BEM ESTAR* - MÁSCARA MASK INFRAPOWER

A MASK INFRAPOWER foi criada para atender aos usuários que têm sensibilidades e necessidades de cuidado na região facial.
Produzida com tratamento de Nanotecnologia, a MASK POWER, lhe ajudará a ter uma noite de sono mais tranquila e relaxante.
Visite nossa página:
Visite nosso Site:

HAIFLEX *SOLUÇOES EM BEM ESTAR* - CARTÃO HAIFLEX SAÚDE

O Cartão HAIFLEX Saúde oferece a todos os usuários, a possibilidade de serem atendidos por uma ampla rede de clínicas e laboratórios credenciados, por valores justos e com qualidade na prestação do serviço.
São mais de 13.000 estabelecimentos credenciados prontos para atendê-los.
Entre em contato hoje mesmo e solicite a visita de nosso Especialista!!!!!
Visite nossa página:
Visite nosso Site:

quinta-feira, 21 de março de 2019

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - 5 MOTIVOS PARA TER UM COLCHÃO FUNCIONAL HAIFLEX

Quando se fala em dificuldade de ter uma noite maravilhosa de sono reparador, o Colchão Funcional HAIFLEX pode ser seu melhor aliado, mas não é só isso que ele pode te proporcionar. Com até 8 terapias que podem melhorar e muito a sua qualidade de vida, o Colchão Funcional HAIFLEX cuida da sua saúde enquanto você dorme.

1- Melhora da Circulação e Oxigenação  Sanguínea
O infravermelho longo,  uma das principais terapias dos colchões Funcionais, oxigena a corrente sanguínea, auxiliando no tratamento de hipertensão, cefaleias entre outras doenças. Além de auxiliar no equilíbrio do PH sanguíneo.

2- Melhora o funcionamento do sistema imunológico
Dormir um sono reparador, aumenta a imunidade.
Dormindo no Colchão Funcional HAIFLEX seu sono será profundo e reparador e a sua imunidade estará acima da média.

3- Vibromassagem
O Colchão Funcional HAIFLEX possui um sistema de vibromassagem relaxante, que proporciona alívio de tensões musculares e ajuda a atingir o sono profundo e reparador.

4- Diminuição do Ácido Láctico
A HAIFLEX dispõe de modelos de Colchões Funcionais pensados especialmente para pessoas que praticam esportes ou frequentam academia; (de final de semana, ou assíduos); e sofrem com dores musculares causadas pelos exercícios físicos.
Após os exercícios físicos, o organismo “queima” a glicose armazenada no corpo junto com o oxigênio, produzindo energia.
Quando o exercício realizado é maior do que o atleta está acostumado a fazer, o corpo passa a queimar a glicose por conta própria. Isso faz com que o organismo produza excesso de ácido láctico causando dores musculares.
As terapias dos colchões funcionais, trazem alívio nas dores e diminuem o ácido lactico. Além disso, a vibroterapia em conjunto com o Infravermelho Longo causa relaxamento, proporcionando uma sensação confortável, como se o atleta estivesse fazendo exercícios novamente.

5- Alinhamento da Coluna Vertebral
O sistema de densidade progressiva dos colchões funcionais Haiflex auxilia no alinhamento da coluna vertebral, por isso é recomendado por ortopedistas e fisioterapeutas.
Sua utilização diária permite um perfeito alinhamento da coluna enquanto você dorme, prevenindo e combatendo desvios e dores na coluna.

Estes são 5 motivos; entre tantos outros; para ter um Colchão Funcional HAIFLEX.
A HAIFLEX não promete a cura de doenças, mas uma opção terapêutica para melhorar sua qualidade de vida enquanto você dorme.

quarta-feira, 20 de março de 2019

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - O QUE SÃO CÃIBRAS E COMO EVITÁ-LAS?????

O QUE SÃO CÃIBRAS E COMO EVITÁ-LAS?????
Um dos problemas mais comuns entre atletas profissionais e amadores são cãibras musculares; (pequenos espasmos involuntários dos músculos, não muito graves, mas bastante dolorosos, que geralmente ocorrem após o exercício ou à noite).
Quem nunca sofreu uma cãibra muscular após um esforço prolongado?????
Suas causas ainda não estão claras, mas podemos preveni-las com hábitos simples.

POR QUE NÓS SOFREMOS CÃIBRAS MUSCULARES?????
A origem das cãibras musculares é uma questão controversa, uma vez que ainda não foram encontradas evidências científicas para garantir 100% do motivo pelo qual elas ocorrem. Existem várias teorias sobre o aparecimento dessas contrações súbitas dos músculos, mas ainda não foi alcançado um consenso.
As causas de dores musculares, de acordo com um estudo recente, publicado no British Journal of Sports Medicine, são desidratação, falta de eletrólitos e controle neuromuscular alterado.

DESIDRATAÇÃO E PERDA DE ELETRÓLITOS
Tradicionalmente, a desidratação sempre foi mencionada como a principal causa de cãibras musculares associadas ao exercício. Após treinamento intenso, o corpo não é capaz de absorver a quantidade de oxigênio necessária para prosseguir com a oxidação da glicose, resultando em um acúmulo excessivo de ácido lático que leva a cãibras musculares.
A ausência de eletrólitos, tais como magnésio ou  potássio, é uma outra causa de cãibras musculares. A remoção destes compostos através da transpiração pode provocar cólicas, uma vez que estes estão envolvidos nos movimentos de contração e relaxamento dos músculos.
O “mas” que é colocado para essas teorias é que a perda de água e eletrólitos deve ser maciça para afetar o sistema muscular.

CONTROLE NEUROMUSCULAR ALTERADO
A teoria mais nova é a disfunção do controle dos neurônios motores. Isso tem a ver com a falta de comunicação entre o cérebro e os mecanismos de recepção do nosso corpo. Se a relação entre ambos é inibida, o músculo não recebe o sinal de “dor” e continua a contrair mesmo depois de termos ordenado que pare, produzindo as cólicas associadas ao exercício físico.

COMO EVITAR CÃIBRAS?????
Como evitar é mais fácil do que remediar, o melhor que podemos fazer é tomar medidas para evitar o sofrimento das cãibras musculares irritantes, seja qual for a causa delas.
O primeiro conselho seria ficar bem hidratado antes, durante e depois do exercício. Além da questão das cãibras, a hidratação adequada é vital quando se trata de melhorar nosso desempenho e treinar com segurança.
Se a causa de cólicas foi a falta de eletrólitos, que pode fixar -lo por ingestão de alimentos ricos em cálcio, potássio, magnésio e sódio, tais como legumes e nozes.
No caso de disfunção do neurônio motor, o melhor remédio é fazer alongamento. O alongamento vai ajudar-nos a melhorar a comunicação entre o cérebro e os receptores sensoriais, tornando o trabalho mais eficiente.
COMO AS TECNOLOGIAS DO COLCHÃO FUNCIONAL HAIFLEX AUXILIAM NO COMBATE ÀS CÃIBRAS?????
O infravermelho longo do colchão funcional penetra em várias camadas da pele, como resultado da ação do infravermelho longo temos a redução do ácido láctico; (causador da fadiga muscular); redução de cãibras, aumento do rendimento, e da resistência física. A fadiga física é causada devido à inatividade das moléculas de água do corpo. Devido à capacidade do infravermelho longo ativar e estimular as moléculas de água, o metabolismo é significativamente acelerado, eliminando as toxinas das células e reduzindo a fadiga.

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - COLCHÃO MACIO PODE TER PROVOCADO DORES QUE TIRARAM MARCELO DO JOGO

O Jogador Marcelo da seleção brasileira pediu substituição logo no início do jogo com a Sérvia, no dia 27.06.2018 em plena Copa do Mundo.
A CBF informou que o lateral esquerdo sofreu um espasmo da musculatura que segura a coluna, na região lombar.
O Médico da seleção; Dr. Rodrigo Lasmar; disse em entrevista:

“Talvez seja por conta do colchão um pouco mais macio do hotel. É uma contratura, um mau jeito na coluna. Com medicação costuma responder bem, a expectativa é boa, mas ainda é muito cedo. Ele segue tratamento e na sequência acredito que teremos condições de passar informações mais concretas”.
Notícias assim nos motivam ainda mais, a oferecer nosso colchão funcional para cuidados com a saúde.
Confira abaixo como o Colchão Funcional HAIFLEX pode cuidar da sua coluna enquanto você dorme, evitando e combatendo dores lombares e desvios de coluna.
Os Colchões Funcionais HAIFLEX, através de suas camadas de Densidade Progressiva mantém o corpo reto, permitindo um perfeito alinhamento da coluna, sustentando todas as curvas corretamente, melhorando o funcionamento do sistema nervoso e induzindo ao sono REM.
Para ter um sono reparador, o 1º passo é a escolha correta do colchão, que não pode ser muito macio nem duro demais. Ele deve suportar naturalmente o corpo, sem desalinhar a coluna.
Nossos Colchões Funcionais possuem camadas de poliuretano e poliestireno com densidades diversas, que proporcionam uma acomodação perfeita para a coluna vertebral. Isto é muito importante, pois todos nossos órgãos estão ligados através do sistema nervoso central pela coluna vertebral.
As densidades progressivas de poliuretano e poliestireno são combinadas de modo a permitir que pessoas de qualquer biotipo sintam os colchões da mesma maneira. O objetivo principal é proporcionar conforto, descanso e os benefícios daí decorrentes para pessoas de qualquer peso. Ou seja, os Colchões Funcionais HAIFLEX são confortáveis para pessoas de qualquer peso.
Muitas pessoas reclamam de dores nas costas depois de uma noite mal dormida, mas esse não é o único problema que pode ser acarretado por uma má postura ao dormir. Outras doenças como enxaqueca e pedras nos rins podem ser causadas por postura inadequada.
Mesmo se alimentando de forma saudável o estômago não funcionará bem se estiver espremido entre as costelas e o intestino espremido pelo tronco. Isso pode obstruir as veias atrapalhando o sangue de levar os nutrientes para o corpo.

OS BENEFÍCIOS DA DENSIDADE PROGRESSIVA SÃO:

- Melhora a circulação sanguínea;
- Facilita o funcionamento da corrente linfática prevenindo contra a celulite e flacidez;
- Auxilia no tratamento de doenças osteoarticulares;
- Combate  o cansaço;
- Diminui a insônia;
- Melhora o funcionamento das vias respiratórias;
- Diminui o nível de estresse;
- Previne inflamações musculares;
- Evita doenças reumáticas;
- Alivia tensões e dores musculares.

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - COMO FUNCIONA A PULSEIRA POWERCHIP DA HAIFLEX?????

Sabemos que um dos maiores males da vida moderna é a exposição as radiações eletromagnéticas, emitidas pela rede elétrica, sinais de rádio, televisão, micro-ondas, celulares, computadores, etc. Ao longo do tempo essas radiações roubam energia vital, desequilibram o organismo, aumentam o nível de estresse e gradativamente deixam o organismo mais vulnerável a inúmeras doenças causadas pelo estresse oxidativo celular.
Como isso acontece?
A ciência já comprovou que os artefatos elétricos e eletrônicos emitem ondas eletromagnéticas de diversas intensidades e longitudes. Essas ondas eletromagnéticas são incolores, inodoras, invisíveis, porém possuem um alto poder de penetração.
É muito difícil proteger-se delas, que estão convertendo-se em uma nova forma de contaminação que afeta silenciosamente nossa saúde e podem provocar diversas doenças.
A radiação eletromagnética já é reconhecida no mundo inteiro como um “Risco Público”.
A partir da absorção destas radiações, nosso organismo fica desequilibrado, gerando um excesso de RADICAIS LIVRES que ocasionam quadros de cansaço, fadiga, comunicação deficitária, irritabilidade, dores sem causa, náuseas, enxaquecas, cognição diminuída, alergias e muitos outros males sem causas aparentes que pioram nossa qualidade de vida.
Produzido a partir de minerais e metais nobres como COBRE, TITÂNIO e OURO entre outros componentes, o POWERCHIP passa por um avançado processo de ionização que faz com que possa auxiliar na proteção contra os males causados pelas radiações.

Como funciona a Pulseira POWERCHIP?
O Chip é ativado pelo calor do corpo e agindo automaticamente, neutraliza os efeitos danosos da exposição as radiações elétricas e eletromagnéticas. Através da emissão de infravermelho longo, íons negativos e energia quântica, todos estes elementos juntos ajudam a reverter estes efeitos nocivos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
- Fortalece a Energia Vital;
- Estimula as células cansadas;
- Combate os efeitos nocivos do radicais livres, (cansaço, fadiga, comunicação deficitária, irritabilidade, dores sem causa, náuseas, enxaquecas, cognição diminuída, alergias e muitos outros males sem causas aparentes);
- Interage com o nosso sistema físico e orgânico, intracelular e imunológico melhorando a saúde e a beleza física, (pele, cabelo, pelo e corpo);
- Ajuda a aumentar o desempenho muscular, pois proporciona uma melhor circulação sanguínea mantendo o sistema muscular irrigado, evitando ainda as cãibras e dores após a prática de esportes e treinos.

Visite nossa página:
Visite nosso Site:

"A ÁGUIA COMERCIAL" - DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR: SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA

A Síndrome da Fadiga Crônica é controversa e difícil de explicar, sendo muito frustrante para resolver, não só para os pacientes, mas também para os médicos, porque eles ainda não têm sido capazes de estabelecer definitivamente as suas causas, o diagnóstico é difícil de fazer e o tratamento atual não é muito eficaz.
Embora a expectativa de vida do paciente afetado não diminua, a síndrome da fadiga crônica pode ser considerada uma doença grave, devido à grande diminuição da qualidade de vida do paciente.
É importante saber que existem diferenças entre ter síndrome da fadiga crônica e; muitas vezes; apresentar fadiga.
De fato, apenas 10% dos pacientes que se queixam de fadiga crônica, na verdade apresentam critérios para o diagnóstico da síndrome da fadiga crônica.

SINTOMAS DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA
Além da fadiga crônica que nomeia a doença, pessoas com essa síndrome também costumam apresentar os seguintes sintomas:

1. Dificuldade para se concentrar e “memória ruim”;
2. Dor de garganta;
3. Dor muscular;
4. Dor nas articulações;
5. Dor de cabeça;
6. Dificuldades para dormir;
7. Exaustão após esforço físico ou mental, inclusive após 24 horas de descanso.
Estes são os sintomas clássicos, no entanto, outros podem ocorrer, como tontura, diarréia, alergias, etc.

CAUSAS DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA
Apesar de todos os esforços, as causas da síndrome da fadiga crônica ainda não são conhecidas. Algumas doenças e infecções, especialmente do trato respiratório, parecem precipitar a doença, mas o mecanismo no qual ela ocorre e porque ela ocorre apenas em algumas pessoas permanece um mistério.
No entanto, sabe-se que a doença é mais comum em adultos jovens e de meia-idade do que em crianças e idosos e duas vezes mais comum em mulheres do que em homens.
Entre as doenças que podem precipitar síndrome da fadiga crônica podem ser mencionados:

– Infecções virais, especialmente do sistema respiratório;
– Depressão, (lê-se: DEPRESSÃO – Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento);
– Anemia Ferropriva, (Lê-se: ANEMIA – Sintomas e Causas);
– Alterações Hormonais;
– Causas Autoimunes, (Lê-se: AUTOIMUNE DOENÇA – Causas e Sintomas );
– Baixa Pressão Crônica;
– Fibromialgia (Lê-se: FIBROMIALGIA – sintomas e tratamento ).

TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA
Não há cura para a Síndrome da Fadiga Crônica e o tratamento nem sempre é satisfatório.
De todos os tratamentos já testados, aqueles que realmente proporcionam melhora clínica são a psicoterapia e exercícios físicos regulares. Este último pode ser muito difícil, pois os primeiros sintomas parecem piorar.
O colchão funcional Haiflex oferece tecnologias para proporcionar melhoras na qualidade do sono para uma vida mais leve e confortável, atuando como tratamento ou terapia complementar na Síndrome da Fadiga Crônica.

HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR* - POWERCHIP - A PRIMEIRA PULSEIRA COM CHIP QUÂNTICO DO BRASIL

É quase impossível imaginar nossas vidas sem as facilidades e avanços tecnológicos.
As novas tecnologias nos trazem inúmeros benefícios, mas não devemos deixar de perceber seus efeitos colaterais.
Dores, cansaço, indisposição, fraqueza, inchaço, formigamentos, depressão, estresse são alguns dos sintomas que o nosso estilo de vida moderno está nos causando.
Passamos a maior parte do tempo expostos a aparelhos emissores de ondas eletromagnéticas como computadores, celulares, micro-ondas, antenas e até mesmo a rede elétrica das nossas residências e escritórios, que em contato com a eletricidade do nosso corpo perturbam o funcionamento das nossas células e com isso nosso organismo fica suscetível a inúmeras doenças.
A boa notícia é que através da própria tecnologia é possível prevenir e até reverter esses males.
A Haiflex – Soluções em Bem Estar Apresenta:

POWERCHIP - A PRIMEIRA E ÚNICA PULSEIRA COM CHIP DO BRASIL!

Com a Power Chip você fica protegido das radiações eletromagnéticas e ainda recebe o infravermelho longo através das nanopartículas de metais nobres irradiados pelo chip exclusivo da pulseira.
Você vai sentir mais força, equilíbrio e disposição para os seus desafios do dia-a-dia!
Com um design arrojado, esportivo e moderno, cada detalhe da coleção de pulseiras PowerChip foi pensado para sua comodidade e conforto.
Com a PowerChip você estará protegido em casa, no trabalho, na academia ou no lazer.

POWERCHIP – mais um lançamento Exclusivo HAIFLEX *SOLUÇÕES EM BEM ESTAR*

"A ÁGUIA COMERCIAL" - DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR: OS PERIGOS DA ACIDOSE NO CORPO HUMANO

Um dos principais perigos que existe em relação à saúde é a ocorrência de acidose no organismo, isto se manifesta no processo de diminuição do PH sanguíneo para menos de 7,35.

COMO A ACIDEZ AFETA O CORPO:
A agressão dos ácidos aos tecidos provocam irritação aos órgãos e tecidos, causando dor, lesões, inflamações, eczemas, pruridos, etc..., dessa forma possibilita infecções no corpo, porque cria o terreno apropriado para elas, onde microrganismos invasores encontram maior facilidade de se proliferar, pois membranas e mucosas são danificadas não conseguindo impedir a entrada de agentes patogênicos.
A acidez melhora o ambiente para a propagação de células cancerígenas, pois propicia um ambiente anaeróbico com falta de oxigênio.
Provoca desmineralização, já que muitas partes do corpo, como os ossos, precisam produzir minerais para compensar essa queda no pH, causando doenças como a osteoporose.
Como podemos saber se temos um PH equilibrado?
Para saber como está o nível de PH do seu corpo, você pode fazer testes de sangue e urina, mas há uma forma mais simples: o teste do repolho.
Como fazer o teste?
- Você deve separar algumas folhas de repolho roxo e bater no liquidificador com água;
- Feito isso, coe e derrame o líquido roxo no vaso sanitário logo depois de urinar;
- Se o líquido ficar avermelhado, é porque a urina está ácida;
- Se ficar rosa-claro, significa que está muito ácida;
- Se ficar azul, é porque a urina está alcalina;
- Se estiver azul-claro, é sinal de que está levemente alcalina.
O infravermelho longo  equilibra  os  níveis de  PH do  sangue.

"A ÁGUIA COMERCIAL" - DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR: INSÔNIA: 9 CONSEQUÊNCIAS PREJUDICIAIS PARA A SAÚDE

Você passa noites sem dormir?????
Tem dificuldades para conciliar o sono?????
Você se sente acelerado a noite?????
Se você passa por essas dificuldades, então você já experimentou e sabe o que é a sensação de “não dormir” muito bem e conhece a experiência desagradável na manhã seguinte: cansaço, exaustão, mau humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração, dificuldades em recordar-se de coisas simples, além de pouca energia .
Hoje, a privação do sono tornou-se uma doença crônica, você pode até não estar ciente de que está sofrendo e a falta de sono pode ter se tornado normal para você.
Por definição, a insônia é:
•Incapacidade de iniciar o ciclo do sono;
•Incapacidade de manter o ciclo do sono;
•Má qualidade do sono;
•Quantidade insuficiente de tempo para dormir.
O sono perdido é uma dívida que não se pode pagar, ou seja, não adianta tentar dormir a mais depois para compensar. As horas de sono que você perdeu não se recuperam. Não é possível armazenar horas de sono e usá-las depois, você pode dormir muito uma noite, mas os benefícios que você recebe são temporários.
Idealmente, os adultos precisam de 6 a 9 horas de sono, enquanto os adolescentes precisam de pelo menos 9 horas de sono por noite .
Se você; constantemente; não consegue ter horas suficientes de descanso, isso pode ter sérios efeitos negativos em sua vida e sua saúde.

Aqui você encontrará 9 consequências prejudiciais  para sua saúde:

•1- Falta de concentração e deterioração da capacidade de pensar claramente no dia seguinte;
•2- Alterações na atividade cerebral semelhantes às experimentadas por pessoas com transtornos psiquiátricos;
•3- Transtornos como: constipação, depressão, baixa tolerância ao estresse, úlceras estomacais;
•4- Baixa tolerância ao estresse. Nos mesmos eventos diários, você experimenta reações mais exacerbadas;
•5- Maior possibilidade de ganho de peso e maior predisposição à obesidade;
•6- Propensão a um estado pré-diabético, fazendo com que se sinta fome mesmo quando tiver comido;
•7- Depleção do seu sistema imunológico;
•8- Ativação de perda de memória;
•9- Aceleração e promoção do envelhecimento prematuro e a predisposição a doenças relacionadas à idade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

Conseguir um sono de boa qualidade é uma obrigação. Não devemos subestimar sua importância para nossa saúde, longevidade e qualidade de vida.

"A ÁGUIA COMERCIAL" - DICAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR: O QUE É O RITMO CIRCADIANO E COMO ISSO INFLUENCIA A SAÚDE?????

O sono, como outras funções do corpo; (hormônios, metabolismo etc.); é regulado pelo chamado “relógio biológico”, que é um centro neuronal localizado no hipotálamo cerebral, cuja função é dar o sinal para o resto das estruturas do cérebro para iniciar e terminar o sonho. Desta forma, o relógio biológico estabelecerá a que horas aumenta e a que horas diminui a propensão para dormir. Quando ativado, o relógio biológico envia um sinal para a glândula pineal, localizada próxima ao cérebro, de modo que isso comece a produção de melatonina, e esse hormônio coordena a adaptação das funções remanescentes do organismo para iniciar o período de sono.
Em condições normais, o relógio biológico é sincronizado com o brilho externo e recebe informações diretamente através da retina. Assim, em condições naturais, o relógio biológico é ativado no final do dia e diminui o sinal luminoso, de modo que percebemos a sensação de sonolência algumas horas depois. No entanto, a exposição à luz artificial típica do mundo moderno e; mais recentemente; a equipamentos emissores de luz; tais como televisões, computadores, tablets, celulares entre outros; pode ajudar os centros cerebrais que regulam o sono a não ativar o relógio biológico até várias horas depois.
Em condições normais, os centros reguladores do sono recebem o sinal de ativação ao anoitecer, e isso nos faz sentir sonolentos naquele momento e são gradualmente desativados pela manhã. No entanto, o relógio biológico pode ser alterado por várias razões, entre as quais:
- Fatores genéticos: vários genes; (coletivamente chamados de “genes do relógio”); intervêm nesse processo e qualquer anomalia genética pode ter como consequência, a dificuldade para dormir em determinados momentos;
- Fatores hormonais: várias alterações hormonais, como menstruação, menopausa e também algumas doenças endocrinológicas podem alterar a função do relógio biológico;
- Drogas: algumas drogas com efeitos no Sistema Nervoso, tais como os antidepressivos e os anti-hipertensivos alteram o ritmo sono-vigília;
- Alterações oftalmológicas, que dificultam a transmissão do sinal luminoso;
- Alterações neurológicas;
- Idade;
- Comida, exercício, etc.
Todos esses fatores podem nos levar a uma situação de incapacidade de adormecer no começo da noite, a dificuldades para manter o sono durante a madrugada ou a problemas para nos manter acordados durante o dia.
Como saber se o nosso problema de insônia é devido a um mau funcionamento do relógio biológico?????
É sempre importante observar que a insônia freqüente pode ser devido a um funcionamento anormal do relógio biológico.
Como saber se os ritmos circadianos estão envolvido com a insônia?????
Se você consegue dormir bem, mas não no momento em que você quer ou acha que deveria dormir, você pode ter um distúrbio do ritmo do sono. Assim, por exemplo, algumas pessoas dormem bem entre 06:00h. e 14:00h. ou entre 19:00h. e 02:00h., mas não conseguem dormir entre 23:00h. e as 07:00h. horas. Em alguns casos raros, a insônia ocorre periodicamente, o que significa que a cada período de cinco semanas eles têm insônia por duas semanas.
Alguns indicadores específicos; de que nosso problema de insônia pode ser devido, principalmente à disfunção do ritmo sono-vigília; são:
- Dificuldades para iniciar o sono, principalmente quando tentamos no início da noite; (em um grau muito menor se tentarmos em outros momentos);
- Dificuldades para manter o sono, principalmente quando tentamos no início da noite; (em um grau muito menor, se tentarmos em outros momentos);
- Início do problema na adolescência, ou mesmo na infância;
- O problema ocorre quase que diariamente, independentemente do nível de estresse que sofremos ou do ambiente em que dormimos;
- Agravamento do problema quando atravessamos vários fusos horários; (depende do tipo de problema e da direção em que viajamos);
- Melhoria da insônia sob administração de melatonina;
- O problema da insônia noturna está associado à hipersonolência durante o dia, ou seja, não temos dificuldade em dormir em determinados momentos do dia;
- Parentes afetados por um problema similar.

ALGUNS TIPOS DE INSÔNIA CAUSADOS POR PERTURBAÇÃO DO RITMO SONO-VIGÍLIA

- SÍNDROME DE DELAY DE FASE DE SONO:
Algumas pessoas têm dificuldade em adormecer nos horários habituais; (por exemplo, às 23:00h. ou 00:00h. da noite). Nesses horários, o indivíduo está absolutamente acordado e; mesmo quando sabe que no dia seguinte terá que acordar cedo; não consegue dormir. O sono só vem horas depois, geralmente no final da manhã. Uma vez que adormece, o faz profundamente, sem acordar a noite toda além do que normalmente é normal para sua idade.
Se tiver que acordar cedo achará extremamente difícil. Após acordar, então realizará suas atividades às custas de extremo sacrifício, tendo que dormir algumas horas, sentindo-se cansado, sonolento e seu desempenho é geralmente baixo durante a manhã. Durante todo o dia o desconforto diminuirá, sendo relativamente bom à noite.
Por durante a semana de trabalho dormir um número insuficiente de horas, nos fins de semana tende a compensar a falta de sono, adormece ao amanhecer e acorda ao meio-dia e às vezes à tarde. Durante as férias, já livre do horário de trabalho, levanta-se no final da manhã e, quando dorme um número suficiente de horas, os sintomas de sonolência e desconforto desaparecem.
Em suma, a característica desse indivíduo é que o sono é normal em quantidade e duração, mas ocorre em horas de atraso. É chamado de síndrome da fase atrasada do sono. Em algumas pessoas ela ocorre com o aumento da gravidade, por exemplo, adormece a 04:00h. ou 05:00h., embora; em muitos outros; pode se manifestar de maneira mais branda, por exemplo, dificuldade em adormecer antes 01:00h.
- SÍNDROME DE AVANÇO DA FASE DO SONO:
É a situação oposta: o ciclo do sono começa cedo;(por exemplo, às 20:00h.); e termina cedo; (ao amanhecer).
A pessoa afetada geralmente sente; no máximo; um certo cansaço ao anoitecer e se torna sonolento ao realizar tarefas sedentárias; (por exemplo, dirigir). Uma vez na cama, geralmente adormece rapidamente. Mas por volta da 00:00h. acorda, perdendo totalmente o sono e esta é sua principal queixa.
Esse quadro é mais frequente em pessoas idosas ao contrário da síndrome de atraso, que ocorre em pessoas mais jovens. Também pode ocorrer em certas famílias e existe um gene associado à sua condição.
- RITMO DO SONO IRREGULAR:
Ocorre quando há uma fragmentação completa do ritmo do sono, de modo que ocorre em episódios que nunca excedem várias horas e de maneira aleatória, tanto durante a noite quanto durante o dia. Ocorre principalmente em alguns distúrbios neurológicos. No entanto, em sua forma menor, toda insônia decorrente de causas psicofisiológicas acaba tendo um ritmo irregular de sono.
- JET LAG:
O Jet Lag ocorre quando expomos uma pessoa a uma mudança repentina no horário, principalmente com três ou mais horas de intervalo. Quando a mudança ocorre abruptamente, o ritmo biológico interno do sono está desatualizado em relação ao novo horário local. Entre os EUA e a Europa, há seis horas ou mais de diferença de horário. Assim, um viajante que pega um avião em Boston às 19:00h.; (hora local); aterra em Madrid às 09:00h.; (hora local). Nesse período, seu relógio biológico ainda estará marcando 03:00h. e seu corpo estará funcionando como se fosse esse o horário local. Esta é a principal causa de cansaço e deficiência intelectual ao chegar ao novo destino.
Sua cabeça trabalhará devagar, com pouquíssima clareza. O indivíduo ficará irritado, com reações lentas e sofrerá de desconforto gastrointestinal. Ao chegar ao destino, seu corpo precisará de vários dias para se adaptar gradualmente ao novo cronograma. A velocidade de adaptação dependerá de vários fatores, entre os quais a diferença de tempo entre o ponto de partida e o destino, a idade do paciente, a exposição à luz ambiente, etc.
Ao longo do primeiro dia, o viajante notará sonolência no meio da tarde e que, durante a primeira noite, sofrerá freqüentes despertares, ficando acordado de madrugada. Seu sono não será relaxante. Nos dias seguintes, a tendência para adormecer cedo e acordar tão cedo estará diminuindo, provavelmente a uma taxa de 1,5 horas por dia decorrido.
Os jovens tendem a ter maiores problemas quando voam do oeste para o leste; (Boston para Madri); pois, tendo um ciclo de sono mais longo, eles precisam comprimi-lo em um dia mais curto. O inverso ocorre em pessoas idosas. Para elas é mais difícil viajar do leste para o oeste; (Madrid para Boston); pois, tendo um curto ciclo de sono, elas precisam adaptá-lo a um dia especialmente longo.
O Jet Lag não depende da duração da viagem, mas apenas do número de fusos horários que cruzamos. Portanto, não há Jet Lag quando voamos da Escandinávia para a África do Sul, por exemplo.
Nem tudo pode-se chamar de Jet Lag.
Quando se viaja de oeste para leste; (da América para a Europa); durante o primeiro dia, além da Jet Lag experimenta-se a supressão do sono. Além disso; é muito provável que; durante os dias que antecedem a viagem tenha-se dormido menos que o normal. Ainda existem outros fatores, como o fato de se ficar longas horas sentado no avião sem conseguir dormir, por causa de ruído e desconforto, a mudança na alimentação, o estresse associado com a viagem, o efeito do ambiente fechado, etc...